sábado, 26 de junho de 2010
REUNIÃO DO CA
Gostaria de convoca-los para uma reuniao de coordenação na terça-feira as 19 hrs, nos encontraremos no local de sempre, em frente a cantina e nos direcionaremos para alguma sala. Gostaria de contar com a presença de TODOS porque se faz necessário. Se preferirem trocaremos o Horario e se quiserem trocar o dia só pode ser na quarta adiar mais que isso é IMPOSSIVEL!
Pauta:
Desmobilização do CA
Calourada
Vestibular
O que ocorrer
Grato,
Daniel Rocha Paranhos
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Conto de fadas; O gênio e os três desejos
''Para ouvir o coração de um povo não precisa ser médico, basta ter coração''
Conto de fadas; O gênio e os três desejos
Que tipo de médico quero ser? Que tipo de realizações no plano pessoal e de ofício desejo obter no futuro? Em que devo me basear para responder essas perguntas? Minhas vivências, experiências e trajetórias?
É complicado olhar para o futuro e não pensar na profissão que estou lutando para seguir? “Quais são suas conclusões quando pensa nisso?” Pergunta minha consciência. Então, respondo. Concluo que desejo ser um profissional competente. Terei o conhecimento de vários séculos; Um conhecimento conseguido com muito sacrifício, dedicação e mortes, portanto desejo honrá-lo. Mas de que vale tanto estudo se na aplicação desse conhecimento eu for frio e cortante como o bisturi que manejarei?! Por isso, antes de tudo, quero ser um médico humano. Às vezes, o problema não é só anatômico, fisiológico, biológico. É social, estrutural, emocional. Sei que em minha sociedade – em todo o mundo pra falar a verdade - a falta de amor, cuidado e zelo matam mais que os vírus e os hospitais desestruturados. Se os médicos pudessem ser um pouco mais atenciosos... Se pudessem pensar um pouco mais na vida ao invés do reconhecimento, do dinheiro...
O reconhecimento, o dinheiro... “Você é doido!? Quem não pensa nisso?!Vivemos na era do capitalismo selvagem homem primata!” Atacam outras consciências. É, concordo. Só que de tão selvagem, o capitalismo e a mentalidade da cifra doentia estão destruindo a medicina. O enfoque não é mais no “juro salvar vidas” e sim no “juro salvar dinheiro”. É claro que penso – e preciso – em dinheiro e reconhecimento, mas não faço disso prioridade. Certa feita, assistindo ao filme “Quase Deuses”, ouvi uma frase que me marcou. “Não busque reconhecimento no mundo, pois isso não vai acontecer”. Não vai mesmo se buscado com voracidade. Basta ser dedicado. Basta sentir prazer em saber que está salvando uma vida, que está “devolvendo” a uma mãe, mulher, filho seu ente querido, que lutei para que uma história não tivesse um fim precoce.
Parece um conto de fadas, algo altamente quimérico – nos tempos de hoje -, mas o desejo que tenho é ser esse profissional. Não vou precisar do gênio e dos seus três desejos. Agradeço as minhas vivências! Agradeço as minhas experiências! Agradeço a minha trajetória! Vou ser humano, competente e realizado.
Daniel R. Paranhos
Grande Galerinha...
Se vocês escreverem algo manda pra o e-mail do CA (cameduesbj@gmail.com) que a gente posta! Viu Lara!! huauhauhahuauhauh
beijos e abraços!
domingo, 6 de junho de 2010
Fórum define carreira de Estado para médicos

Nomes importantes do Judiciário, do Ministério Público, da Câmara e do Senado já confirmaram presença no I Fórum sobre Carreira de Estado para Médicos.
Das discussões, podem sair sugestões que ajudarão a delinear de forma mais clara aspectos importantes para a proposta, como a forma de acesso, os critérios de seleção, as modalidades de progressão, entre outros.
No entanto, um consenso já existe: a criação da carreira de estado para o médico dá golpe único em dois problemas graves que afligem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em primeiro lugar, contribui para a oferta de uma assistência de qualidade à população ao assegurar a presença do médico em áreas de difícil provimento vinculado a uma estrutura que permite o exercício da boa medicina.
De acordo com o 2º vice-presidente do CFM e coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Aloísio Tibiriçá Miranda, com essa proposta fica assegurada infra-estrutura de trabalho (instalações e equipamentos) e uma rede integrada, capaz de absorver os casos de maior gravidade.
SERVIÇO:
Fórum das Entidades Médicas sobre Carreira de Estado
Data: 08 de junho de 2010
Horário: A partir das 8h30
Local: Auditório do Conselho Federal de Medicina – Brasília-DF
Promoção: Comissão Pró-Sus – CFM/AMB/FENAM
PROGRAMAÇÃO:
08h30 – Credenciamento
9h – Abertura
Roberto Luiz d’Avila – Presidente do CFM
Paulo Argollo – Presidente da Fenam
José Luiz Gomes do Amaral – Presidente da AMB
9h30 às 11h – Mesa Redonda: A Saúde, o Médico e a Carreira de Estado
9h30 – Aspectos Conceituais e Jurídicos da Carreira de Estado para o Médico
Ministro José Augusto Delgado – Ministro aposentado do STJ
10h – A Saúde e o Estado Brasileiro
Aragon Dasso Jr. – Universidade do Estado do Rio Grande do Sul
10h30– Recursos Humanos, Carreira de Estado e Modalidades de Gestão no SUS Roberto Passos - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - CEBES
11h às 12h – Debates com os palestrantes
12h às 13h - Intervalo
13h às 15h - Mesa Redonda e debates com representantes das Entidades Médicas
15h - Encerramento
Fonte: CFM