"UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
UESB – CAMPUS DE JEQUIÉ – BAHIA
COMISSÃO DE PLANEJAMENTO DE GREVE
Ao Conselho Comunitário de Jequié – BA.
Boa noite Sr. Presidente e demais conselheiros, boa noite também aos convidados que se encontram aqui presentes e caros colegas.
Nós, discentes do curso de Medicina da (UESB), campus Jequié, vimos novamente, com o devido acato e respeito, junto ao nobre Presidente e demais conselheiros integrantes desse respeitável Conselho Comunitário, esclarecer e comunicar o seguinte:
É de conhecimento de toda a sociedade Jequieensse por meio da mídia local e também das manifestações publicas, realizadas de forma ordeira, os problemas enfrentados por essa tão sonhada graduação. Viemos aqui informa também, que de caráter informal, e, diga-se de passagem, “um grito dos desesperados”, levamos ao conhecimento da mais simbólica autoridade política existente no Brasil, O Exmo Sr Presidente da República Federativa do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva que recebeu educadamente em suas mãos a camisa do nosso movimento. Porém, sabemos que diante de uma nação de problemas somos um tanto quanto insignificantes, mas amparados novamente na sabedoria e inteligência do Águia de Haia, leia-se Rui Barbosa, nome dado a mais bela praça de Jequié, que um dia disse:
“Maior do que a tristeza de não ter vencido, é a vergonha de não ter tentado”.
Queremos aqui, caros senhores, suplicar o empenho de todos aqueles que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a criação e implantação do Curso de Medicina da UESB, campus Jequié. Entretanto, não queremos aqui ser desmentidos sobre os problemas outrora expostos, e, portanto achamos que é de conhecimento público as nossas dificuldades, já que tivemos na ultima quinta-feira dia 25 do corrente mês uma audiência pública tendo como pauta a situação do curso de medicina.
É com grande pesar que viemos aqui expor o sentimento de desespero que emana dos corações dos bravos e lutadores estudantes do curso de medicina da UESB. Pois a realidade nos mostrou que nessa luta que se assemelha a linda fábula bíblica de “Davi contra o gigante Golias” nossas pedradas não estão surtindo os efeitos almejados. Sendo assim, o nosso desejo, a nossa esperança e fé, é de somarmos esforços e adquirirmos conhecimento na nossa vida acadêmica, para que possamos colocar a UESB, especialmente o curso de Medicina, num pedestal à altura do esforço daqueles que contribuíram para a criação deste curso, visando enaltecer e corresponder com os anseios desta distinta comunidade de Jequié.
Nesta oportunidade, evoco as sábias palavras do Presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares:
“Médico mal formado é sinônimo de pacientes mal-atendidos. Perde a profissão, perdem os médicos, perdem, principalmente, os pacientes.”
Logo, caros senhores, é de fácil entendimento que, no final, a principal prejudicada com uma má formação será a sociedade da qual fazem parte os que aqui estão presentes.
Sendo assim, a luta dos discentes, não é infantilidade, imaturidade nem orgulho, como muitos pensam, mas sim o reflexo de sua preocupação com a formação qualificada que proporcione uma melhor capacitação ao atendimento à sociedade. Assim, a greve não foi instalada pelos estudantes por falta de motivos válidos, fundamentados e embasados, mas sim porque foi a única alternativa encontrada por eles, já que o curso não tem condições, até o presente momento, de oferecer uma infra-estrutura mínima adequada à formação digna dos discentes.
Por fim, clamamos aos membros desse distinto conselho, que nos ajude a encontrar uma solução justa e pacífica, com o intuito de solucionar os problemas verificados no funcionamento do curso de Medicina da UESB, campus Jequié.
Obs: Comentários sobre o que foi dito no final desse discurso:
E para complementar, no final citamos exemplos de vários colegas que lutaram quatro anos ou mais para poderem estudar medicina, pois é de conhecimento de todos o quanto é difícil a aprovação dessa tão sonhada graduação, portanto, denota-se claramente que o perfil dos discentes é composto de pessoas que desejam estudar. Sendo assim, esses nobres estudantes sedentos por saber não entrariam numa triste greve se não houvesse motivos justos para tal."
Em e-mail pessoal para as turmas envolvidas com a greve nosso colega Elves Barbosa ainda complementou:
"Obrigado a todos, e que Deus nos ilumine nosso caminho nessa nobre luta.
Elves Barbosa."
Obrigado pelo esforço, empenho, garra e espirito solidário de vocês!
Luto nem que seja sozinho; Ate minha forças acabarem... se é que um dia elas vão acabar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário